Acordos e resoluções do Congresso Constituinte realizado em Buenos Aires nos dias 11 a 16 de maio de 1929.

ASSOCIAÇÃO CONTINENTAL AMERICANA DE TRABALHADORES. A.C.A.T

Breve Notícia Histórica

Finalmente, culminando os desejos de seus iniciadores, se realizou o Congresso Continental Americano durante os dias 11 a 16 de maio de 1929, na cidade de Buenos Aires.

Este congresso viria a cumprir uma velha aspiração: a idéia de reunir em um vasto organismo continental todos os trabalhadores revolucionários da América, ligando-os entre si solidariamente, é muito antiga, quase tanto quanto o movimento libertário do novo mundo. É, por outro lado, natural que assim fosse, o desejo mais íntimo dos anarquistas de todos os tempos que tem sido o de unir-se, entre si, internacionalmente, respeitando as modalidades particulares que determina a natureza étnica de cada país. Este pensamento está na essência dos ideais que defendemos.

Por desgraça, nunca até este instante se realizou um esforço necessariamente tenaz e continuado para cumprir esta nossa aspiração internacionalista. No Congresso extraordinário da F.O.R.A. (Federação Obreira Regional Argentina), realizado em 1920, se compreendeu esta necessidade e se tomou uma resolução categórica nesse sentido. É a partir desta data que se realiza um esforço sério e persistente para chegar ao resultado almejado, especialmente durante os anos de 1927, 28 e 29, com a constituição pelo Conselho Confederal da F.O.R.A. da Secretaria de Relações Internacionais, que teve a seu cargo a preparação e organização do Congresso Continental.

A Confederação Geral de Trabalhadores do México também perseguia o propósito de fundar um organismo libertário continental e com tal finalidade se estabeleceu entre a F. O. Regional Argentina e a C.G.T. a mais estreita relação para cumprir, de comum acordo, este desejo coletivo.

Tentou-se a realização de dois congressos americanos, um de parte da C.G.T., que convocou os organismos libertários do continente no Panamá, em 1925, e o segundo de parte da F.O.R.A., em Buenos Aires – em maio de 1927. Ambas tentativas fracassaram. As delegações assistentes aos mesmos não eram suficientemente numerosas para conseguir de fato a constituição de um organismo continental.

Diversas razões contribuíram para este fracasso. À Conferência do Panamá o governo daquele país opôs toda classe de impedimentos. Porém está não é a principal razão do fracasso. Os trabalhos para a realização, tanto de uma como de outra conferência, não alcançaram a suficiente intensidade para assegurar seu êxito. É preciso agregar a isto, que constitui de ‘per si’ um impedimento sério, a ausência de organizações vigorosas no continente que poderiam, dependendo do seu próprio esforço, contribuir para a tarefa comum de elevar a organização representativa do proletariado revolucionário americano.

Depois do fracasso da segunda Conferência, com a formação da Secretaria de Relações Internacionais, se realiza o mais intenso e metódico esforço para dar vida à atual Associação Continental Americana dos Trabalhadores (A.C.A.T.).

O CONGRESSO DE MAIO DE 1929

Ao sábado, 11 de maio de 1929, inicia suas sessões o Congresso Continental. Os trabalhos do mesmo se prolongaram até o dia 16, em que se realizou a sessão de clausura.–Um ambiente de cálida fraternidade entre os delegados e a numerosa concorrência de simpatizantes que enchia o amplo salão da sede da F.O.R.A., foi o sinal que distinguia o Congresso. O espírito de amplitude e cordialidade primou entre todos os delegados durante as seções e se refletia em cada uma das resoluções tomadas sobre todos os pontos da ordem do dia.

As resoluções são por si suficientemente eloqüentes e assinalam claramente quais foram os pensamentos dominantes do Congresso Continental Americano, com respeito aos problemas atuais que nos coloca a luta contra a reação do capitalismo e do Estado. O Congresso afirmou amplamente os ideais libertários como orientação das atividades da nascente instituição, e proclamou sua confiança nos mesmos para destruir os alicerces do Estado e do capitalismo e para edificar sobre suas ruínas a sociedade dos livres e dos iguais.

Damos, na seqüência, o detalhe dos países representados no Congresso, os organismos atualmente aderidos a A.C.A.T. e as resoluções tomadas.

Que nenhuma das instituições e companheiros que puseram suas esperanças nos belos ideais que serviram de inspiração e de guia ao Congresso Continental, fruste agora os propósitos firmados na magna reunião que ligou entre si solidariamente aos diversos movimentos libertários do continente.

A Continental foi criada! Ela representa o centro natural de convergência do anarquismo na América. Que cada um e todos se agrupem então em torno deste baluarte levantado frente a todas as instituições autoritárias do capitalismo e do movimento operário de tendências político-partidárias.

DELEGAÇÕES ASSISTENTES

Ao Congresso Continental acudiram as seguintes instituições com representação direta:

– FEDERAÇÃO OBREIRA REGIONAL ARGENTINA, com três delegados: Emilio López Arango, Suceso Fernández e Serafin Fernández.

– CENTRO OBREIRO REGIONAL DO PARAGUAI, com dois delegados: Juan Deilla e Cutillo.

– FEDERAÇÃO OBREIRA LOCAL DE LA PAZ(Bolívia), um delegado: Miguel Rodriguez.

– CONFEDERAÇÃO GERAL DE TRABALHADORES(México), um delegado: Enrique Rangel.

– COMITÊ PRÓ-AÇÃO SINDICAL(Guatemala), um delegado: Manuel Grajeda.

– CONFEDERAÇÃO OPERÁRIA DO BRASIL (sob intervenção militar), em delegação das seguintes organizações do Brasil, concorreu o camarada João Martins:

* UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES de Uruguaiana;

* FEDERAÇÃO OPERÁRIA LOCAL, de Bagé;

* FEDERAÇÃO OPERÁRIA LOCAL, do Pará;

* FEDERAÇÃO OPERÁRIA LOCAL, do Rio de Janeiro;

* FEDERAÇÃO OPERÁRIA LOCAL, de Pelotas;

* SINDICATO DE CANTEIROS, de União de Leão;

* AGRUPAÇÃO ANARQUISTA “A VIDA”, de Bagé.

– FEDERAÇÃO OBREIRA URUGUAIA, um delegado: Pascual Minotti.

Por delegações indiretas estiveram representadas as seguintes organizações:

– AGRUPAÇÃO ANARQUISTA “LA ANTORCHA” e “LUZ Y LIBERTAD”, de La Paz (Bolívia), por A.Founarakis.

– “LA PROTESTA”, Lima (Peru), por Diego Abad de Santillán.

– AGRUPACIÓN OBRERA DE ESTUDIOS SOCIALES “HACIA LA LIBERTAD”, de San José de Costa Rica, por Manuel Villar.

– “CULTURA PROLETÁRIA”, New York (Estados Unidos), por J. Mayo.

Organismos Internacionais representados:

– ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES, diretamente por seu Secretário-Geral, camarada Agustín Souchy.

– COMISSÃO INTERNACIONAL ANTIMILITARISTA (Holanda), por Diego A. de Santillán.

– Representando um grupo de exilados Chilenos pertencentes à organização I.W.W., daquele país, em caráter deliberativo, são admitidos os camaradas P. Ortuzar e A. Triviño.

As seguintes organizações de Buenos Aires enviaram delegações fraternais:

– Diário “LA PROTESTA”;

– FEDERAÇÃO OBREIRA LOCAL BONARENSE;

– Grupo C. Búlgaro “BEZLAVSTIE”.

Durante o transcurso das sessões foram lidas mensagens, telegramas e notas de apoio e saudação em grande quantidade, enviadas de várias partes do mundo.

ORDEM DO DIA

A pauta de discussões apresentada pela F.O.R.A. foi ligeiramente modificada pelos delegados, na forma de acordo consensual. Com essa alteração a Ordem do Dia tomou a seguinte forma:

1) Finalidade, doutrina e tática;

2) Constituição da Continental;

3) Relações com a A.I.T.;

4) Relações com os organismos nacionais;

5) Luta contra a reação internacional;

6) O Movimento Camponês;

7) Indicação do Secretariado e sede do mesmo;

8) Trabalho na imprensa das organizações aderidas;

9) Arquivo do Movimento Operário Anarquista Continental;

10) Intercâmbio de delegados de diferentes países;

11) Luta pela JORNADA DE SEIS HORAS;

12) Atitude frente aos I.W.W.;

13) Encerramento e Clausura do Congresso Continental.

As resoluções adotadas sobre cada um destes pontos e que assinalam claramente quais tem sido as idéias fundamentais do Congresso, as transcrevemos na seqüência.

* Comunicado do Secretariado como intróito ao Relatório do Congresso Constituinte, efetuado em Buenos Aires de 11 a 16 de Maio de 1929

* Texto extraído do opúsculo número I de “EDICIONES DE LA A.C.A.T.”, editado em dezembro de 1929 pelo Secretariado da A.C.A.T., com vistas a maior divulgação continental do Congresso Constituinte e de suas deliberações.Posteriormente divulgaremos novos extratos desse processo de construção da Associação Continental.

Aos que estiverem interessados em obter maiores informações entrem em contato com o núcleo da FEDERAÇÃO OPERÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL (FORGS), Seção da Associação Internacional dos Trabalhadores (A.I.T.) no Brasil, através do e-mail cobforgs@gmail.com SAÚDE E ANARQUIA!

COB-AIT
Caixa Postal 10 563
90 001-970 Porto Alegre,
BRASIL
cobforgs@gmail.com

Facebook del secretariado nacional : @confederacao.brasileira 

Canais virtuais de informações e associação da Confederação Operaria Brasileira : https://www.facebook.com/confederacao.brasileira

Facebook de la FORGS/COB-ACAT/AIT (sindicato de artes y oficios vários de Porto Alegre) : @FORGS1906

https://www.facebook.com/Forgs1906/

Faceboock del Sindivarios FOSP COB-AIT (Federação operária de São Paulo) en : @sindivariosfosp.cobait

https://www.facebook.com/sindivariosfosp.cobait

Página do Facebook de COB-AIT Rio de Janeiro : Cob-AIT – RJ

Instagram:https://www.instagram.com/p/CPWpEFZjB0l/

Telegram:https://t.me/cobaitrj

=====

En español : Acuerdos y resoluciones del congreso constituyente de la ACAT-AIT (1929)

In English : «General principles and means of struggle of the American Continental Association of Workers (ACAT-AIT)»


Un comentario en «Acordos e resoluções do Congresso Constituinte realizado em Buenos Aires nos dias 11 a 16 de maio de 1929.»

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *